quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O Dia Mundial da Alimentação

Todo ser vivo requer alguma forma de nutrição para poder sobreviver. Faz parte de estar vivo. E nós, seres humanos, precisamos nos alimentar, respirar e nos hidratar. É o mínimo, o básico. O essencial. E, com todas as invenções humanas, não acabou-se a fome. Não me refiro àquela fome que você ou eu sentimos pela manhã, quando acordamos em jejum e que deixaremos de sentir logo após o café-da-manhã. Também não me refiro a qualquer outra fome que surja após a prática de um esporte, um dia de trabalho ou qualquer outro desgaste físico. Essa fome cotidiana, saciada com um prato de comida, não me preocupa. Basta comer que ela passa.
Refiro-me à fome dos que não tem o que comer por refeições seguidas. Por dias. E não estou falando somente dos africanos. Também estou lembrando dos nordestinos, de todos que vivem em regiões áridas, em favelas, embaixo de pontes, nos becos do mundo, todos que passam por privações, que vivem sem saber o que comerão no dia seguinte. Esses, sim, me preocupam. São os que tem a verdadeira fome, que os consome pouco a pouco, definhando-os e os fazendo minguar até que a doença e a morte terminem seu sofrimento. Isso, sim, é triste. E o pior é saber que não são poucos os que passam por situação semelhante.


Rubem Alves, em seu livro Quarto de badulaques, no conto O negócio das armas, escreveu que, "nos últimos anos, os países ricos gastaram trilhões de dólares (um trilhão é um "um" seguido de doze zeros: 1.000.000.000.000) na produção de armas". Se esse dinheiro tivesse sido empregue para acabar com a fome no mundo, este post não existiria. Mas, infelizmente, fornecer armas para manter guerras é lucrativo e extinguir a fome, não.
Enquanto lucrar for mais importante que outro ser humano, continuará havendo famintos no mundo.

Mais informações:
http://www.feedingminds.org/info/wfd_pt.htm

2 comentários:

Renato Nunes da Silva disse...

Enquanto as pessoas não conseguirem enxergar espelhos nos rostos do próximo, sempre haverá algum tipo de injustiça.

Bárbara Stracke disse...

eu ainda não descobri como deixar o post em versão resumida... 0.0'

mas falando sobre isto, a fome é um caso sério mesmo.

porém, para os governantes, não é primordial, não gera lucro. logo, não importam-se.

Eu costumo todos os dias clicar no www.click2.org onde dentre diversas causas são auxiliadas através de um 'click', temos a parte de HUNGER Site, tbm.

Recomendo.

Bjz