quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Desculpe, Obrigado e Por favor...

Desculpe-me pelo que fiz,
obrigado pelo que fez
e por favor, faça algo por mim.

Desta maneira, reconheço meus erros,
agradeço as gentilizas dos outros
e peço educadamente para alguém fazer algo por mim.

Quantas vezes não percebemos que as pessoas erram sem admitir,
acham que o que fazemos não é mais do que nossa obrigação e não nos agradecem
ou, ao invés de pedir, ordenam algo?

Àqueles que fazem pouco uso das referidas palavras:
Por favor, desculpe-se mais.
Por favor, agradeça mais.
Por favor, peça quando quiser algo.
Obrigada!


Para saber mais sobre o uso da palavra "Obrigado":
http://www.gramaticaonline.com.br/gramaticaonline.asp?menu=2&cod=276&prox_x=1

Desculpar-se é considerado virtude no Japão. Leia mais:
http://www.noticiasdobrasil.com.br/desculpas.htm

A falta que faz "Por favor" na China (dia 08/07/07):
http://oglobo.globo.com/blogs/gilberto/default.asp?a=25&periodo=200707

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito, foi bastante útil, divertido não, pois vejo esse assunto como sendo muitíssimo sério.
Através do meu trabalho tenho convivido c/ muitas crianças adolescentes e até alguns adultos q/ tem família e q/ nunca pedem por favor, um obrigado, desculpas então só em último caso,e se lhe for conveniente pedir. Nunca imaginei q/ pessoas tão próximas ao meu dia-dia tivessem perdido algo importante: nossa educação c/ o próximo. Sempre ensinei aos meus filhos e tenho certeza q/ eles ensinarão aos seus.pena q/ nem todos os pais façam o mesmo.

Belcrivelli disse...

Anônimo,
Enquanto houver pessoas como eu e você, que fazem e ensinam seus filhos a fazerem as coisas de forma educada, ainda há esperança!